PT e PC do B: alianças extremas são antigas no Maranhão

Do blog de Ed Wilson 
Flavio Dino e Aécio Neves, amarrando a coligação entre o PCdoB e o PSDB

Flavio Dino e Aécio Neves, amarrando a coligação entre o PCdoB e o PSDB

Afotografia de Flavio Dino e Aécio Neves, amarrando a coligação entre o PCdoB e o PSDB, dá margem a reflexões sobre o comportamento dos partidos nos jogos eleitorais.
A imagem serve, também, para educar os militantes muito jovens e os maduros iludidos sobre uma suposta linha imaginária entre esquerda e direita.
Até onde a vista alcança e a memória recupera, as coligações no Maranhão nem sempre mantêm coerência com as supostas linhas ideológicas dos partidos.
Tomemos como exemplo duas legendas emblemáticas: o PT e o PCdoB.
Em diferentes momentos, os dois partidos transitaram por espectros distintos de um suposto enquadramento ideológico – o chamado campo democrático-popular. Vejamos:
PCdoB e a Força Total
Em 1985, grande parte do chamado campo da esquerda reunia-se em torno da candidatura de Haroldo Sabóia (PMDB), contra Jaime Santana (PFL), candidato da oligarquia Sarney, com o poderoso bordão de “Força Total.”
Santana tinha o apoio do então presidente da República José Sarney, do governador Luiz Rocha e do prefeito Mauro Fecury, todos do PDS, antiga Arena, base da ditadura militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *