Osmar Filho: “diretoria do sindicato usa professores em ação política”

Camara_Saude_Osmar_Foto_PauloCarua (1)O vereador Osmar Filho (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís para falar sobre o movimento realizado pela diretoria do sindicato dos professores de São Luís, que acampou em frente à sede da prefeitura de São Luís. O socialista pediu o retorno das aulas, destacando a continuidade do diálogo, os avanços já obtidos nesta gestão e a impossibilidade do município oferecer um reajuste salarial maior. Osmar também criticou a diretoria do sindicato por estar, segundo ele, usando a categoria para ganhos políticos, uma vez que já foi demonstrada a participação ativa de políticos no financiamento e manutenção dos grevistas na porta da prefeitura.

“Não posso dizer que o movimento é dos professores, mas sim, da diretoria do sindicato dos professores, que tenta a todo tempo utilizar os professores em uma ação política. Nós sabemos que a ilegalidade da greve já foi decretada pela Justiça do Maranhão e pelo Supremo Tribunal Federal. A cidade precisa saber que esta é uma ação isolada da diretoria do sindicato, compartilhada com alguns políticos. É preciso ter responsabilidade com a população e com as famílias. O sindicato não pode se deixar influenciar pelo momento eleitoral”, afirmou.

Carro da assessora de Fábio Câmara dá assistência ao sindicato

Carro da assessora de Fábio Câmara dá assistência ao sindicato

Osmar lembrou que o Ministério Público, por diversas vezes intermediou a negociação para a volta das aulas para não prejudicar os alunos. A Justiça determinou a volta das aulas sob pena de aplicação de multa, processo administrativo e aplicação de faltas para que estas sejam descontadas dos salários.

O líder do governo na Câmara Municipal também afirmou que é pequeno o percentual de professore que aderiram ao movimento e lembrou das ações truculentas já efetuadas durante a greve. “Os professores, em sua maioria, não estão aderindo à greve. A maioria está na sala de aula, exercendo seu papel. Uma parcela mínima de professores está ocasionando tudo isto. Bloquearam a avenida dos Holandeses, bloqueando, inclusive ambulâncias. Bloquearam prédio público e impediram os funcionários da prefeitura de trabalhar”.

Para o parlamentar, foi demonstrado que o prefeito nunca se negou ao diálogo. O executivo já demonstrou que não tem condições de dar um aumento maior. A questão estrutural, também está sendo resolvida. “Várias escolas reformadas foram entregues. A escola da Cidade Olímpica foi entregue. É preciso ter paciência. São Luís paga acima do piso nacional. É uma das capitais com o maior salário. Paga inclusive mais do que o Estado. O prefeito não tem varinha de condão pra resolver de imediato todos os problemas, mas tem avançado. O prefeito valoriza a educação e as estruturas físicas. Fica o meu apelo, para que os poucos professores que ainda não retornaram às salas de aula, possam retornar”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *