Prefeitura e parceiros iniciam ciclo de debates sobre o Plano de Educação‏

APR_8186A Prefeitura de São Luís iniciou nesta quinta-feira (21) o Ciclo de Debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O evento realizado no auditório da Creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, teve como objetivo alinhar as ações dos gestores escolares na garantia e fortalecimento da educação no estado. A atividade reuniu gestores de escolas da Educação Infantil da rede municipal de ensino.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância das discussões sobre o PNE e lembrou que está em curso a consulta pública do Plano Municipal de Educação (PME). Ele esclareceu que a elaboração do PME foi priorizada na gestão do prefeito Edivaldo e propiciará aumento da qualidade do ensino oferecido na rede pública. O secretário ressaltou o empenho do município para concretização do plano.

“Graças ao empenho da equipe da Semed, concluímos e disponibilizamos para consulta pública o PME. É um desenho do que queremos para a nossa cidade na área da educação. São discussões como essa, que hoje se realizam também com o empenho de grandes parceiros, que possibilitam que nos mantenhamos engajados na tarefa de oferecer educação de qualidade a todas as crianças e adolescentes”, declarou Geraldo Castro.

Para Edileusa Lima, a gestora da Unidade de Educação Básica (UEB) Residencial Paraíso, na área Itaqui-Bacanga, o momento foi muito enriquecedor. “Aqui trocamos experiências, tiramos dúvidas, enfim, discutimos temas muito importantes para a Educação Infantil do nosso Estado”, enfatizou. Jeanne Oliveira, da UEB Joaquim Pinto, na área do Distrito Industrial, diz que as reuniões e encontros têm sido de extrema importância para ela, que tem pouco tempo como gestora. “Tenho aprendido muito e quero aproveitar todos os momentos para me integrar com as gestoras mais experientes e qualificar cada dia mais o meu trabalho”, assinalou.

O evento desta quinta-feira foi desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, através da Semed, em parceria com o Instituto Formação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As discussões tiveram como tema “Diretrizes da Educação Infantil em Ação no Maranhão” e foram conduzidas por técnicos do Instituto Formação, a partir de textos sobre o PNE com base nas diretrizes da Educação Infantil.

ENCONTROS

A diretora administrativa do Instituto Formação, Regina Cabral, esclareceu que este é apenas o primeiro debate de uma série de cinco ciclos, cada um com quatro reuniões. “Queremos reunir a maior quantidade de gestores possível, para fortalecermos o debate da Educação em nossa cidade e estado, valorizando a troca de experiências e trabalhando pela melhoria do ensino”, ressalta Regina Cabral.

Os próximos debates, para fechar o Ciclo da Educação Infantil, serão realizados nos dias 28 deste mês e nos dias 18 e 25 de setembro. Os outros Ciclos de Debates serão: Alfabetismo; Educação de Jovens e Adultos; A Juventude e a Formação Profissional; e Formação de Professores. A previsão é fechar todos os ciclos até o final de 2015.

“Esses debates vêm para fortalecer os conhecimentos e troca de experiências, bem como alinhar o trabalho dos gestores escolares no que diz respeito às diretrizes da Educação Infantil”, comentou a superintendente da Área da Educação Infantil da Semed, Josie Descovi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *