Bira: “dedicarei minha vida a mudar a realidade social através da qualificação profissional”

Do Blog do Jorge Vieira

birasanta inesApós ser apresentado como secretário de Ciência e Tecnologia do governo  que inicia em primeiro de janeiro de 2015, o deputado Bira do Pindaré disse que recebeu com surpresa o convite, mas afirmou que aceitou com alegria a indicação. “Não poderia negar um pedido do Governador Flávio Dino, ainda mais em um momento de mudança como o que se aproxima”, observou.

“Estou muito motivado com o convite e disposto a contribuir com o processo de mudança do Maranhão. Eu não poderia negar um pedido do Governador, aceitei essa missão e me sinto muito honrado, dedicarei minha vida para transformar a realidade social do Maranhão, através do ensino e da qualificação profissional”, destacou Bira.

 

A pasta será a responsável pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (IEMA), que atuará em parceria com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado, um dos compromissos assumidos em campanha e que integram o Programa de Governo de Flávio Dino.

 

Outro desafio da Secretaria será levar inclusão digital aos maranhenses, com laboratórios e internet nos municípios do estado. Atuando como órgão de interlocução, articulação e indução do processo de desenvolvimento científico e tecnológico, com vista à inovação, baseado nos princípios de gestão compartilhada, sustentabilidade, proatividade, solidariedade e democracia.

 

A Universidade Virtual do Estado do Maranhão (UNIVIMA) foi criada pela SECTEC para democratizar o acesso à educação a distância, integrando ensino, pesquisa, extensão e tecnologia. A estrutura da Univima é formada por estúdios de gravação e edição, salas de videoconferência e laboratórios avançados de informática e de produção.

 

Atualmente, a UNIVIMA conta 10 Pólos Tecnológicos instalados no estado.  Um na capital, localizado na Praia Grande e dez distribuídos nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Codó, Caxias,  Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Brejo, além de um Núcleo da Universidade Virtual em Porto Franco.

 

Com o intuito de promover uma educação de qualidade e dar oportunidade a comunidade em geral, o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMA), ligado à UNIVIMA, oferece cursos de Iniciação em Ciências, cursos na Área de Informática e cursos de Capacitação Profissional, tendo como seu público-alvo alunos e egressos do Ensino Médio, com prioridade para os da rede pública, trabalhadores, docentes do Ensino Fundamental e do Médio, pequenos e micro empresários e a comunidade em geral.

 

Em busca de um atendimento mais abrangente, o CETECMA realiza cursos itinerantes, no entorno das 10 unidades do Centro. Processamento de Pescado, Beneficiamento da Carne do Caranguejo e Beneficiamento Primário do Leite são cursos itinerantes oferecidos pela unidade. Oferecendo também os cursos de Introdução em Informática, Fabricação de Produtos de Higiene e Limpeza, Processamento de Frutas e Hortaliças, Processamento do Leite e Seus Derivados, Processamento do Pescado, Produção de Sabão e Sabonete.

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Estaleiro Escola do Maranhão está ligado diretamente à (UNIVIMA). O projeto visa o resgate das técnicas de produção de embarcações tipicamente maranhenses, através da carpintaria naval tradicional. No curso são ministradas disciplinas como: ecologia, materiais e geografia, entre outras específicas da área de construção.
Além da promoção de cursos para a produção naval, o CVT Estaleiro Escola também já oferta cursos na área de Informática, Educação Ambiental, Turismo e Eletrotécnica. Também são desenvolvidos projetos como o Cinema Popular e Vestibular da Cidadania.

1 pensou em “Bira: “dedicarei minha vida a mudar a realidade social através da qualificação profissional”

  1. Gostaria que a cidade de Zé doca recebesse cursos profissionalizantes desta secretaria que o bira é secretario, “olhe para essa cidade secretario”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *