Areia invade calçamento do Espigão Costeiro

Do G1 Maranhão

Avanço da areia atrapalha visitas ao Espigão

Avanço da areia atrapalha visitas ao Espigão

Quem visitou o Espigão Costeiro de São Luís neste domingo (23) teve uma surpresa pouco agradável. O avanço da areia sobre a área recentemente urbanizada atrapalhou a circulação de pedestres e foi motivo de reclamações.

“Estive aqui há duas semanas e hoje voltei para mostrar a amigos de Fortaleza o nosso novo cartão postal, mas infelizmente ficou assim cheio de areia. É preciso que um lugar como esse tenha manutenção, disse a médica Luciana Lima.

“Aqui ficou muito bonito, mas é necessário cuidar desse novo e belo espaço em São Luís”, destacou a dona de casa Maria José Nunes.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) quer que a secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos faça a manutenção e limpeza do Espigão Costeiro da Ponta D’Areia, mas que a empresa responsável pela obra tem feito a retirada da areia. “A Sinfra ressalta que a limpeza no local tem sido feita com frequência pela empresa responsável pela obra, como na última sexta-feira (21), quando a areia na área do espigão foi retirada. O trabalho será retomado nesta segunda (24)”, informou a secretaria por meio de sua assessoria.

A ampliação e urbanização do espigão costeiro (ou quebra-mar, como é mais conhecido) foram entregues e inauguradas no último dia 7 e desde então se tornou um ponto de bastante visitação na capital maranhense. O local possui 572 metros de extensão e o trecho urbanizado totaliza, aproximadamente, dois quilômetros.

A obra foi construída para resolver o problema da erosão na orla da Ponta d’Areia e desassorear o canal, resultado que já vem sendo alcançado. De acordo com o estudo – que foi financiado pela empresa Vale e doado ao Governo do Estado – o acúmulo de areia acarretou a modificação da corrente na área da Ponta d’Areia, aumentando a intensidade da erosão.

Além da erosão, a medida conterá também o assoreamento do canal existente entre a península e o banco de minerva – espécie de banco de areia. O local serve para o tráfego de embarcações.

1 pensou em “Areia invade calçamento do Espigão Costeiro

  1. Isso que dá fazer uma obra meia boca.Constroem uma porcaria e na hora que dá problema querem colocar a culpa na Prefeitura. É muito fácil assim! Todo mundo sabe que tudo o que o Governo faz sempre dá algum problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *