Provas do seletivo do IFMA serão realizadas neste domingo

provaO Instituto Federal do Maranhão realizará no próximo dia 30 de novembro, domingo, o Seletivo Público Unificado aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, para ingresso no ano de 2015. As provas contêm 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

Para a realização das provas, os candidatos deverão estar de posse do documento de identidade original e caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta. Deverão também chegar ao seu local de prova antes das 13 horas (horário local), quando serão fechados os portões.

Não será permitido o uso de agenda eletrônica, telefone celular, máquina calculadora, relógio de pulso, aparelhos eletrônicos ou quaisquer aparelhos de telecomunicações. E a duração da prova é de quatro horas.

Ao todo, serão disponibilizados 72 locais de prova, 25 em São Luís e 47 no interior do estado. Vale ressaltar que 52 candidatos requisitaram atendimento especializado, que será oferecido aos estudantes com baixa visão, deficiência auditiva e física. Eles contarão, dentre outros recursos, com sala de fácil acesso, prova ampliada, prova em braille e prova adaptada para ledor, voltada para os deficientes visuais.

Quase 30 mil candidatos
Um total de 28.756 candidatos se inscreveu para concorrer às 4.235 vagas, em 37 cursos, disponíveis em 19 cidades do estado: Alcântara, Açailândia, Bacabal, Bacabeira, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Santa Rita, São João dos Patos, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Na capital, São Luís, há vagas em 03 campi: Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo. Cinquenta por cento das vagas são destinadas a candidatos egressos de escolas públicas

O curso com maior concorrência é o Técnico em Informática (modalidade integrado), do Campus Monte Castelo, com 42.27, candidatos por vaga. Em segundo lugar ficou o curso Técnico em Eletromecânica (modalidade concomitante), com 29.38 candidato/vaga. Em terceiro lugar, o curso Técnico em Segurança do Trabalho (modalidade subsequente), com 25.50 candidato/vaga. Todos do Campus Monte Castelo.

Formas de cursos técnicos
O Instituto oferece três formas de cursos técnicos. Na Integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com a habilitação técnica no IFMA. Na Concomitante, o aluno faz o curso técnico no IFMA e cursa o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma Subsequente é destinada às pessoas que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio e pretende obter uma formação profissional tecnológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *