Flávio Dino assina projeto “CNH Jovem”; veja como participar!

Jovens da rede pública de ensino poderão tirar habilitação totalmente de graça

Jovens da rede pública de ensino poderão tirar habilitação totalmente de graça

O governador Flávio Dino assinou na manhã desta quarta-feira (11) o projeto de lei para que jovem que cursaram o ensino médio em escolas públicas, possam tirar a carteira de habilitação gratuita. A meta é atender até, o final do ano, 2 mil jovens de 18 a 21 anos de idade. O projeto já foi enviado para aprovação da Assembleia Legislativa.

Para que o candidato possa ser beneficiado pelo Programa, deverá preencher os seguintes requisitos:

Ter entre 18 e 21 anos de idade; Comprovar domicílio em municípios do Estado do Maranhão que estejam integrados ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT; Ter cursado e concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública; Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior ao da sua inscrição no programa CNH Jovem; Não ter sido condenado judicialmente na esfera cível ou criminal pela inobservância da legislação de trânsito.

O candidato que for reprovado nos exames teórico-técnico ou de prática de direção veicular poderá renová-los sem ônus apenas uma vez, no prazo de até um ano.

Vagas e seleção

O número de vagas anuais do programa ainda será fixado em Decreto do Poder Executivo.

Caso de o número de inscritos ultrapasse as vagas anuais, a seleção será feita de acordo com os seguintes critérios:

Metade das vagas serão para os que tiverem melhor nota no ENEM no ano anterior. A outra metade será distribuída por sorteio entre os demais candidatos.

44 pensou em “Flávio Dino assina projeto “CNH Jovem”; veja como participar!

  1. Também queria participa desse projeto apesar de ter passado um pouquinho da idade com 24 anos, espero que o governado esteja guardando algo de bom pra gente dessa faixa etária.

  2. Maravilhoso esse projeto, veio na hora que eu mais estou precisando, pensei que meu voto nele não ia valer a pena, mas vejo que as coisas estão indo pra frente, desse jeito que tem que ser mesmo, fazer projetos que beneficiem as pessoas que não tem condições, até porque hoje é uma necessidade a CNH no entanto para tirar esse documento custa muito caro… Agradeço ao Flávio por pensar no jovens desse estado que precisa ainda de muita mudança.

  3. Tenho 21 anos mas já sou universitária, estudo em universidade pública, não atendendo ao requisito de ter feito o ENEM no ano anterior, será que consigo? 🙁

  4. parabéns pela iniciativa de nos dá a oportunidade de tirar a CNH gratuitamente , obrigada por lembrar de nós. meu primeiro voto valeu a pena!

  5. Excelentissimo Governador Flávio Dino, esse seu projeto, é uma oportunidade ótima, para quem precisa. Gostaria de saber do Sr. o seguinte: Quem é uma pessoa humilde, estudou em escola particular com meia bolsa de estudo, com o esforço da mãe para o filho ter um futuro digno e tirou ótimas notas no Enen, também pode participar dessa sua bela iniciativa ? pois como o Sr. sabe, muitas mães criam seus filhos sozinhas e fazem de tudo para que ele se forme. Eu achei uma atitude maravilhosa da sua parte, e gostaria de saber se aluno que estudou em escola particular, mesmo sendo uma pessoa humilde, com meia bolsa de estudo tem direito à esse benefício. Lhe agradeço muito.
    Atenciosamente: Maria Goretti Mello Tôrres

  6. GOSTARIA DE SABER SE TEM UMA NOTA DO ENEM ESTIPULADA PARA PODER SE INSCREVER. EU TENHO 20 ANOS, COMPLETO 21 EM JULHO. NÃO POSSO ME INSCREVER E DEPOIS FAZER O ENEM, ESTE ANO NO CASO?

  7. Eu vou completar 18 anos no mes de agosto ir gostaria muito da saber como eu faço pra tirar minha habilataçao,pois eu sou de uma famiiar muito umilde,minha mae nao tem condiçao de tirar minha 1 habilataçao,por isso eu gostaria ee saber quando vai sai o edital da prova ir como faço pra deixar minha caga garantida,obrigado

  8. Esse e um otimo projeto,mas acho que seria melhor se fosse feito um seletivo em todo o estado e os mas bem pontuados teriam direito na habilitação

    • É justamente isto que está sendo oferecido. Todo o processo para tirar a carteira de habilitação, taxas do Detran e a Auto Escola (aulas de direção teóricas e práticas).

  9. Olá sr.Flavio Dino me chamo franciel randry e esse projeto foi muito bom pena que a minha idade e maior do que a eu e vc colocou pois tenho 26 anos e gostaria que eu também fosse beneficiado com o programa

  10. gostaria de saber se quem estudou o último ano em escola da rede privada, na condição de bolsista, pode participar ou não desse projeto incrível…

  11. Acho bom sim oq ele está fazendo mais seria melhor se ele desse direito pelo menos para 70% dos jovens ter direito de tirar a CNH grátis e sem quer tiverem passado por enem aí sim eu creio que 80% da criminalidade ia cair

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *