Notas desta quarta-feira

Denúncia grave

Credibilidade do TRE-MA colocada em xeque a nível nacional

Credibilidade do TRE-MA colocada em xeque a nível nacional

Independente da motivação, é muito grave a denúncia do deputado federal Hildo Rocha na tribuna da Câmara Federal sobre compra de votos para cassação ou não de prefeito no TRE-MA. A denúncia merece resposta imediata e contundente do Tribunal. Muito se fala sobre esta possível prática nos bastidores, mas Hildo fez a denúncia na tribuna do Congresso nacional e não em conversa informal. A não presença de nenhum membro do TRE-MA na sessão solene dos 180 da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (4) chamou atenção.

joaomarceloJoão Marcelo prefeito de Bacabal?

O deputado federal João Marcelo, filho do senador João Alberto, transferiu seu domicílio eleitoral para o município de Bacabal. Muito se fala na candidatura do deputado estadual Roberto Costa para a prefeitura de Bacabal, mas o movimento de João Marcelo deve indicar que ele será o candidato. Fiel a João Alberto, Costa já avisou que acata a decisão do líder do grupo, caso este seja o destino.

robertocostaRoberto Costa se volta para São Luís

Já Roberto Costa, está empenhado em se viabilizar como candidato a prefeito de São Luís. Ele alega dentro do partido que o PMDB precisa ter candidato a prefeito e firmar posição na capital e tem a seu favor ser o deputado do grupo Sarney (não só peemedebista) mais votado na capital. Além dele, os nomes de Hildo Rocha e Edinho Lobão também são fortes. Edinho inclusive já se apresenta como candidato e aparece em primeiro momento como nome mais efusivo.

Nada de sarnopetismo no governo

ptO próprio Raimundo Monteiro, líder do sarnopetismo no Maranhão, admitiu durante a reunião com o secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, que seria incoerente a participação dos sarnopetistas no governo. Para fincar o PT no governo Flávio, não entrará em jogo a ocupação de espaços pelos membros marcados pela perseguição a Flávio Dino em 2010 e 2014. Flávio segue afirmando que as lideranças no PT que o representam como interlocutores no partido são Márcio Jardim e Francisco Gonçalves.

Poderes independentes

flavioassembleiaO governador Flávio Dino participou da solenidade em comemoração dos 180 anos da Assembleia Legislativa. Flávio reforçou o respeito à independência dos poderes. Apesar de ter sido entusiasta da candidatura de Humberto Coutinho à presidência da Casa, o governador não participou das articulações da votação de Humberto. “Esta Casa representa o povo do Maranhão, e faço esta homenagem ao Parlamento por ser exatamente a Casa da contradição, a Casa do conflito, a Casa do debate, em que as diferenças legítimas afloram e são dirimidas segundo a vontade popular dominante, numa determinada conjuntura”, firmou o governador. Desde que assumiu, Coutinho tem dito que a Casa se manterá independente, mas tendo uma relação respeitosa com o governo.

Emenda impositiva

Questionado pela imprensa sobre o projeto que obriga o governo a pagar as emendas de todos os deputados, a chamada emenda impositiva, o governador Flávio Dino reforçou o que disse no discurso sobre a independência e foi taxativo: “isso é com a Assembleia”. César Pires tem cobrado a votação da proposta. Ou seja, se a Casa aprovar, o governo tem que cumprir. Resta saber se os ex-oposicionistas e agora governistas vão aprovar projeto que os prejudica, já que quando eram oposição, nunca tiveram direito a emendas. Caso os hoje oposicionistas tenham, é reforço que os governistas darão à concorrência nas eleições de 2018.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *