Política maranhense em notas

Empresas ligadas a Fernando Sarney boicotam governo

fernandoEmpresas de vigilância ainda com contratos com o governo do estado têm biocotado a administração estadual. As empresas Atlântica e Cefor, que fazem a vigilância em várias secretárias, estão com salários dos funcionários atrasados. Mesmo recebendo em dia os repasses do governo, as empresas não pagam os vigilantes há cinco meses. Como j´´a demonstrado inclusive pela imprensa nacional, as empresas têm estreita ligação com o empresário Fernando Sarney. Nesta terça-feira (12), os trabalhadores realizaram protesto em frente ao Palácio dos Leões. O governador chamou as empresas, sindicato dos vigilantes e secretários para reunião na próxima quinta-feira (14). Caso as empresas insistam no boicote, o governo poderá até quebrar o contrato.

Bira pode ser candidato a prefeito

biraCom a possibilidade de fusão entre PSB e PPS, existe a possibilidade de uma candidatura própria a prefeitura de São Luís no novo partido. E já é forte nos bastidores o movimento em favor do nome do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré. Hoje, pré-candidata a prefeitura, a deputada Eliziana Gama teria candidatura garantida no PPS, que está sob seu controle. Mas em uma nova legenda, com nomes de peso, teria que entrar em uma rediscussão sobre a candidatura, que passa pelo deputado estadual licenciado. Bira chegou a ser pré-candidato a prefeito de São Luís em 2012. Então no PT, Bira abandonou não pode tocar o projeto, já que o partido era controlado pela ala de Washington Oliveira, que foi o candidato.

Condenação de ex-prefeito de Brejo

O desembargador Raimundo Barros foi o relator do processo__A 5ª Câmara Cível do TJMA mantive sentença do juízo da comarca de Vitorino Freire, que condenou o ex-prefeito de Brejo de Areia, José Miranda Almeida, por improbidade administrativa, em decorrência da ausência de prestação de contas de convênio celebrado com a Secretaria de Estado da Educação (SES). A ação civil pública foi movida pela atual gestão, diante da inclusão do Município no rol de inadimplentes com a Secretaria de Educação. De acordo com a decisão do TJMA, Miranda continua com os direitos políticos suspensos pelo prazo de três anos, com a perda da função pública, proibição de contratar com o poder público e pagamento de multa civil no valor de R$10.500,00. O relator do processo foi o desembargador Raimundo Barros.

CCJ aprova organização do Iema 

ccjA Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (12), vários pareceres favoráveis a Projetos de Lei de iniciativa do Governo do Estado e de deputados. A Comissão deu sinal verde ao projeto de lei complementar que reorganiza d Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA, que ganhará autonomia financeira e administrativa. Tabém deu parecer favorável também uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado Edivaldo Holanda (PTC), que acrescenta à Constituição Estadual o Artigo 144-A, instituindo a regulamentação constitucional sobre alteração do nome de município.

Wi-Fi grátis nos terminais de integração

wifiOs terminais de integração do São Cristóvão e da Cohama, em São Luís, terão internet liberada por 40 minutos diários, para cada cidadão que passar pelos terminais, durante cinco anos. A ação é resultado de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Governo do Estado, por meio do Procon-MA, e as operadoras de telefonia Vivo e Oi, que estão dando uma pequena compensação pelos péssimos serviços prestados aos maranhenses. Ou seja, não haverá nenhum ônus ao Estado. A medida passa a vigorar daqui a seis meses. Os TACs foram assinados na manhã de hoje (12), no Palácio dos Leões.

Othelino solicita obras para Baixada

othelinoassembleiaO deputado Othelino Neto (PCdoB) apresentou indicação pedindo à Mesa Diretora que encaminhe ofício ao secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto Silva, solicitando a recuperação da MA – 006, que interliga o Distrito de Paraíso ao município de Pinheiro. Justificando o seu pedido, o deputado ressaltou que as  MAs são de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “A atividade de transporte é forte indutora de desenvolvimento, além disso, a boa condição das vias facilita o acesso da população rural aos serviços de saúde, educação e lazer, além de propiciar mais facilmente o escoamento das produções agrícolas daquela região”, enfatizou.

1 pensou em “Política maranhense em notas

  1. quem diria que até alguns atrás iriamos pensar que poderia acontecer um fato desse em nossa cidade, obviamente que a inclusão digital ja faz parte do mundo em qualquer aspecto, mas fico feliz em saber que nossa cidade está sendo tratada com respeito e dignidade pelo nosso prefeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *