Política maranhense em notas

Benefícios da conta de luz permanecem

luzEm nota, o governo do estado afirmou que todos os beneficiários do programa Viva Luz permanecerão contemplados com o pagamento da conta de energia elétrica subsidiados pelo Governo Federal. É a União quem banca 65% da conta das famílias de baixa renda. A única mudança na realidade é que os recursos R$ 25 milhões antes destinados ao Programa “Viva Luz” serão remanejados do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop) para a manutenção do programa “Mais Bolsa Família Escola”, que atenderá às famílias de mais de 1.200.000 estudantes maranhenses para a compra de material escolar.

Adriano Sarney saiu mal

braideadrianoO pedido de intervenção federal no Maranhão e até a menção de impeachment do governador Flávio Dino pegaram muito mal pra o deputado Adriano Sarney, que acabou constrangido pelas contradições entre o discurso e a prática de seu grupo político. Eduardo Braide demonstrou na Constituição a total falta de cabimento para intervenção no estado, já que a previsão de “grave comprometimento da ordem pública” não se aplica. Braide alertou que o povo do Maranhão espera ideias positivas da conduta da Assembleia. “Vamos dar as mãos e apresentar boas ideias que venham ao encontro do anseio da população, independente de grupo político”, afirmou.

Comparação com o ano passado

violenciamaranhaoroseanaJá que Adriano Sarney comparou a situação de segurança atual com a do ano passado – e ainda disse que pediria a intervenção federal no governo da tia – vale lembrar que no mesmo período do ano passado uma criança foi queimada em um ônibus, cabeças eram cortadas dentro de Pedrinhas, ônibus eram queimados quase diariamente. A violência continua grande na capital e não se pode negar. Mas além da situação não ser de total caos como no ano passado, o governo está mostrando a atitude que faltou no ano passado. Convocou mais 1.500 excedentes da Polícia, 20 novos delegados, 68 agentes da Polícia Civil e modificou a Lei para que veículos roubados apreendidos sejam utilizados pela polícia para combater a criminalidade. O problema existe e o alento é que o governo parece estar reconhecendo e fazendo algo para mudar a realidade.

Brandão na marcha dos prefeitos

carlosbrandaoRepresentando o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão estará na capital federal, nesta quarta-feira (27), para participar da “XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios: Pacto Federativo – Esperança de Vida aos Municípios”. A expectativa é a de que 72 prefeitos do Maranhão estejam presentes no evento, que tem como foco as discussões sobre a governança nos municípios e estados. Para ambos, a reformulação do modelo federativo é uma eficaz saída, sobretudo no que diz respeito à destinação de mais tributos constitucionais a eles distribuídos. A proibição da criação de despesas para os entes federados sem previsão de fonte de recursos, a liberação da contratação de financiamentos e uma maior participação da União na saúde e na segurança pública serão outros pontos em comum no debate.

A grande rede de notícias falsas

boatosO programa da Ana Maria Braga, na rede Globo, trouxe uma reportagem muito interessante nesta terça-feira (26) sobre os impactos de notícias falsas que são espalhadas nas redes sociais, destruindo reputações e vidas de inocentes. Aqui no Maranhão, até a imprensa é comumente contaminada com falsas informações que chegam pelo famigerado Whatsapp na pressa de publicar algo. Ontem, circulou no aplicativo a “notícia” de policial que matou a mulher e se suicidou no Cohatrac. O fato ocorreu no Estado de Rondônia. Hoje, rapidamente se espalhou a “notícia” da morte do mestre Apolônio, que se encontra internado e teve inclusive reagiu bem à medicação. Até a Câmara Municipal prestou um minuto de silêncio. Com a facilidade de receber “informações” na rede social, a responsabilidade de checar é cada vez maior. Por isto, este Blog não disponibiliza o número do Whatsapp na página.

Parceria TV Assembleia e Câmara Federal

parceriacomunicacaoO diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Carlos Alberto Ferreira, reuniu-se na última quinta-feira (21), em Brasília, com o diretor de Comunicação da Câmara Federal, deputado Cléber Verde (PRB), para acertar a parceria entre as duas Casas Legislativas, que permitirá a cessão de um canal de rádio FM com transmissão na em toda São Luís. O acordo de parceria permitirá que a Câmara Federal ceda o uso compartilhado de uma frequência de rádio FM para a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de São Luís para que as duas Casas Legislativas transmitam seus programas com conteúdos voltados às ações parlamentares de deputados e vereadores.

Site da Semfaz em manutenção

A Prefeitura de São Luís informou que – em virtude da implantação do novo Sistema Tributário Municipal (STM) – os serviços online serão suspensos a partir das 22h desta sexta-feira (29), retornando à regularidade às 8h da próxima segunda-feira (1º). A Semfaz reforça que, neste intervalo, nenhum serviço, inclusive emissões de Nota Fiscal Eletrônica e Documento de Arrecadação Municipal (DAM), estará indisponível.

 

1 pensou em “Política maranhense em notas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *