Governo recebe terreno para construção do Iema de Coroatá‏

IMG_9835A assinatura do termo de doação do terreno onde será construído o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão em Coroatá, aconteceu na manhã desta sexta-feira (03). Com a presença do Governador Flávio Dino e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, a cerimônia reuniu lideranças comunitárias, secretários estaduais, vereadores e prefeitos dos municípios vizinhos, além de deputados de âmbito estadual e federal.

O Secretário Bira do Pindaré afirmou que o Instituto é um dos maiores empreendimentos do Estado na história de Coroatá. “A unidade plena do Iema vai atender a juventude da região, que tem que se deslocar para São Luís ou Teresina para fazer um curso profissionalizante ou de Ensino Superior. Assim, os estudantes terão mais oportunidades de emprego. Com uma estrutura de salas climatizadas, refeições, laboratórios e ginásio, a obra vai ficar pronta até 2018.”, pontuou.

A sensibilidade para a criação do Iema surgiu da percepção de que o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) não conseguia atender toda a demanda do Estado. A partir disto, foram usados alguns critérios para a escolha dos locais que receberão a instituição de ensino, como ausência de Ifma e população. Em alguns casos como o de São Luís, Bacabeira e São José de Ribamar, os prédios já estão construídos e passarão por adaptações. Em Coroatá, o investimento será de 10 milhões de reais.

“Vi uma jovem de 19 anos chorar afirmando que tinha decepcionado os pais por não ter conseguido entrar no IFMA e percebi que o Maranhão precisava de um Instituto que desse mais oportunidades de cursos técnicos para os estudantes. Visitei o Ceará para conhecer o modelo dos institutos de lá. Eles têm mais de cem, nós não temos nenhum!”, explicou o Governador.

Flávio Dino lembrou que outro ponto importante é que a obra será feita por trabalhadores e trabalhadoras da cidade. Ele colocou que a prioridade da gestão é valorizar as pessoas. É o caso dos professores e policiais que, no começo do ano, receberam promoções e tiveram os salários reajustados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *