Projeto Interbairros é ação mais importante da parceria Governo-Prefeitura até agora

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Certamente esta é a ação mais importante até o momento das parcerias entre a prefeitura de São Luís e o governo do Estado. As Interbairros irão melhorar muito o fluxo da capital onde os motoristas são reféns das grandes avenida totalmente saturadas e a Ilha possui uma deficiências das ligações por dentro dos bairros. O prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino assinaram nesta segunda-feira (6), no Palácio dos Leões, a ordem de serviço para construção de 14 novas vias com investimento de R$32 milhões.

As vias interbairros foram planejadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Os serviços serão realizados pela empresa Edeconsil Engenharia. Flávio Dino cobrou pessoalmente durante a solenidade o cumprimento do prazo de seis meses ao representante da empresa.

interbairrosEntre as interconexões que vão ser implementadas estão a ligação entre os bairros do Vinhais Velho e Recanto dos Vinhais à Avenida Daniel de La Touche; Estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses; Via Expressa com a Rua A, no Maranhão Novo; Rua 21 com a 38, interligando a Cidade Operária ao Jardim São Cristóvão; Rua Boa Esperança à Rua do Aririzal; Rua Duque de Caxias e Derci Batista interligando o Pão de Açúcar ao Bequimão.

Serão interligadas ainda a Avenida 2 com a Rua Haroldo Paiva, a Avenida Sabiá à Vila Maranhão, a Rua São Bento à Vila Conceição, a Rua do Arame ao São Cristóvão, a Rua Projetada ao João Paulo, Rua da Boa Esperança ao Angelim e Turu.

Confira as 14 ligações:

  1. Maioba – Avenida dos Holandeses;
  2. Rua Boa Esperança – Rua do Aririzal;
  3. Rua Eduardo Magalhães – Altos do Calhau;
  4. Vinhais Velho/Recanto dos Vinhais – Avenida Daniel de La Touche;
  5. Avenida Guajajaras – Rua do Arame;
  6. Avenida São Marçal – Avenida dos Africanos;
  7. Rua Haroldo Paiva – Avenida 2 do São Cristóvão;
  8. Angelim – Rua Boa Esperança;
  9. Avenida dos Portugueses – Vila Maranhão;
  10. Conexão Bequimão – Angelim;
  11. Parque Sabiá – Forquilha;
  12. Pão de Açúcar – Bequimão;
  13. Cidade Operária – Jardim São Cristóvão
  14. Via Expressa – Maranhão Novo.

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  1. E as primeira interbairros anunciadas (revejam abaixo)?

    (http://anetrans.com.br/component/content/article/4033-sao-luis-vai-ganhar-arrojadas-obras-de-infraestrutura.html)

    São Luís vai ganhar arrojadas obras de infraestrutura

    Em entrevista exclusiva ao Jornal Pequeno, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior ressaltou, sexta-feira (14) à noite, a importância do projeto de corredor de transporte para São Luís, anunciado quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff dentre investimentos na área de mobilidade urbana que serão feitos em várias cidades, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento.

    De acordo com o prefeito Edivaldo, o corredor de transporte será uma das maiores obras de infraestrutura viária já realizadas pelo Município de São Luís, nas últimas décadas, com faixas exclusivas para ônibus, reduzindo consideravelmente o tempo de deslocamento e consequentemente melhorando a qualidade do transporte público na capital maranhense.

    O prefeito garante que o corredor de transporte será uma obra grandiosa que ligará o bairro do São Francisco à Cohab. “Isto representará melhoria da qualidade de vida em nossa cidade na medida em que facilitaremos o deslocamento de milhares de pessoas todos os dias, garantindo transporte público com rapidez e conforto para os usuários”, afirmou Edivaldo Holanda Júnior nesta entrevista ao JP sobre os projetos de Mobilidade Urbana para São Luís:

    Jornal Pequeno – Como o senhor avalia esta postura da presidente Dilma em viabilizar parcerias com a Prefeitura de São Luís?

    Edivaldo Holanda Júnior – A presidente Dilma tem sido uma grande parceira de nossa gestão e consequentemente da população de nossa cidade. Ainda na campanha eleitoral defendíamos a importância do trabalho conjunto entre Município, Estado e União. Ao longo deste primeiro ano, dois meses e meio de mandato temos tido excelente relação institucional com o governo federal, que tem realizado parcerias importantes como esta que assegura a obra estruturante do corredor de transporte para a nossa cidade.

    JP – Qual é de fato a importância destes projetos que serão efetivados pela Prefeitura em parceria com o governo federal?

    Edivaldo – A mobilidade urbana é um problema enfrentado por todas as capitais dos estados brasileiros e São Luís não é diferente. Mas, desde o primeiro dia de nosso governo colocamos esta área como prioridade em nossa gestão. Temos trabalhado com planejamento, responsabilidade e elaboramos projetos viáveis, impactantes para a nossa infraestrutura viária. O corredor de transporte é uma obra grandiosa que ligará o bairro do São Francisco à Cohab. Isto representará melhoria da qualidade de vida em nossa cidade na medida em que facilitaremos o deslocamento de milhares de pessoas todos os dias, garantindo transporte público com rapidez e conforto para os usuários.

    JP – Em que nível estão os entendimentos com o governo federal para que estes projetos comecem logo a ser materializados?

    Edivaldo – Conseguimos junto à presidente Dilma a liberação dos recursos do PAC 2 (Mobilidade urbana), que representará um investimento de R$ 480 milhões para o corredor de transporte. Metade dos recursos está prevista no Orçamento Geral da União (OGU) e a outra metade será financiada com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) com carência de cinco anos e pagamento em 30 anos. O próximo passo será enviarmos o projeto para a Câmara de Vereadores, que tem sido uma grande parceira de nossa gestão e da população de São Luís, para análise e aprovação. Depois, trabalharemos a licitação da obra. Tenho confiança de que, com a bênção de Deus, começaremos a executar os serviços neste ano.

    JP – Como vai se dar a construção deste corredor de transportes entre o São Francisco e a Cohab?

    Edivaldo – O corredor começará no São Francisco, onde vamos fazer alças da ponte para dar acesso à Avenida Ferreira Gullar, que será ampliada até o Jaracati. Lá, o corredor será interligado à Via Expressa até o bairro do Ipase. Depois, será prolongada a via seguindo a margem esquerda do rio Anil até o viaduto da Forquilha. Será uma das maiores obras de infraestrutura viária já realizadas pelo município de São Luís, nas últimas décadas, com faixas exclusivas para ônibus, reduzindo consideravelmente o tempo de deslocamento e consequentemente melhorando a qualidade do transporte público em nossa cidade.

    JP – E como fica o projeto de prolongamento da Avenida Litorânea e elevado da Avenida dos Holandeses?

    Edivaldo – O prolongamento da Avenida Litorânea também é prioridade de nosso governo. Já temos o projeto executivo e recursos federais previstos. No entanto, há limitações quanto à questão ambiental que está sendo tratada no fórum competente por nossa gestão, para que uma vez autorizada possamos licitar e iniciar as obras. Esta é uma via muito importante para desafogar o trânsito de nossa cidade.

    Infelizmente, o trecho que foi construído pela gestão anterior já dá sinais de comprometimento, mas acionamos imediatamente a empresa responsável pela obra para que providencie a recuperação da avenida e, caso haja qualquer resistência por parte da construtora, acionaremos a Justiça para garantir a execução dos serviços. Quanto ao elevado da Avenida dos Holandeses também já desenvolvemos o projeto e a nossa expectativa é que possamos construir ainda este ano.

    JP – Os principais corredores da cidade estão saturados e uma das alternativas é a implantação de avenidas interbairros. Sua gestão pretende concretizar estas intervenções?

    Edivaldo – Temos projetos concluídos de uma série de avenidas interbairros, que começaremos a construir a partir de abril. São intervenções muito importantes que vão garantir mais fluidez ao nosso trânsito nas principais avenidas. Teremos um conjunto de sete avenidas interbairros, que serão totalmente recuperadas e sinalizadas criando alternativas para o trânsito. Isto vai beneficiar vários bairros garantindo maior mobilidade para a nossa população.

    JP – Quais serão as primeiras interbairros implantadas?

    Edivaldo – Como disse antes, teremos os serviços inicialmente em sete importantes interbairros, que ligarão as avenidas José Sarney à Lourenço Vieira da Silva, na Cidade Operária; o Vinhais ao Shopping da Ilha; o Parque Vitória à Rua Artur Carvalho; o Shopping do Automóvel à Rua Santo Antônio, no Altos do Calhau; a Ponte Santa Rosa ao São Bernardo; a Ponte Cidade Operária à Maiobinha e a Alça do Bacanga ao Largo de São Pedro. Todas estas intervenções vão melhorar o tráfego de veículos nestas regiões, resultando em menos pontos de lentidão no trânsito de nossa cidade.

    JP – A cidade apresenta um grande déficit em sua malha viária. Há plano para pavimentação dos bairros?

    Edivaldo – Temos uma cidade com muitos problemas estruturais. Nossa gestão tem atuado em várias frentes. Uma de requalificação asfáltica necessária nos principais corredores dos bairros. Dividimos a cidade em 18 áreas, onde temos equipe permanentemente trabalhando na recuperação de ruas e avenidas.

    Por outro lado, temos trabalhado também projetos junto ao governo federal para garantir a pavimentação de vários bairros e nos próximos meses vamos ter a pavimentação e drenagem de vários bairros da região Itaqui-Bacanga e da zona rural, principalmente, mas também em outras regiões da cidade.

    Temos em andamento uma vigorosa obra de pavimentação que beneficia dezenas de bairros do Pólo Coroadinho com pavimentação, drenagem e asfaltamento. Os serviços nesta área de infraestrutura avançam em toda São Luís e, com a benção de Deus, vamos ter nos próximos anos uma cidade muito melhor em sua infraestrutura do que nós encontramos.

    Fonte: Jornal Pequeno

  2. Eu tinha visto dias atrás na relação das localidades beneficiadas a ligação da Av. Luiz Eduardo Magalhães com o Alto do Calhau. Agora não aparece mais. Sabes dizer o que houve?

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