Vazamento do Italuís consertado e abastecimento de água normaliza até quarta

Caema consertou vazamento em um dia

Caema consertou vazamento em um dia

Os trabalhos de recuperação do trecho da adutora do Italuís, rompido na manhã deste domingo (2) foram concluídos por volta de 19h. O rompimento foi no Km40 da BR-135, no Campo de Perizes, por volta de 6h, e foi ocasionado pelo alto grau de oxidação da tubulação que, por conta disso, chega a não suportar pressão do volume de água bombeada para São Luís. Para evitar rompimentos constantes, o sistema tem operado com cerca de 80% de sua capacidade de bombeamento de água tratada, diminuindo a pressão na adutora.

Técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) iniciaram o processo de troca do tubo rompido por volta de meio-dia, depois que toda a área foi limpa. De acordo com o diretor de operação da Caema, Nelson Cavalcanti, a tubulação da adutora no trecho do campo de Perizes está comprometida pelo alto grau de oxidação, por estar exposta e em contato com a área alagada. A umidade constante do terreno provoca o desgaste dos tubos.

“É uma área de muita vulnerabilidade para a adutora devido ao contato da tubulação com o terreno úmido. Infelizmente, esses rompimentos sempre ocorrem, apesar do cuidado que temos em não aumentar a pressão na adutora. Trabalhamos sempre com cerca de 80% da capacidade de bombeamento do sistema. Hoje tivemos que trocar um tubo de 1200 milímetros”, disse Cavalcanti.

Para o diretor-presidente da Caema, Davi Telles, esses problemas de rompimentos da adutora do Italuís, no Campo de Perizes, estão com os dias contados. “Nos próximos meses, estaremos inaugurando a nova adutora de 19 km, no trecho de Perizes, que vai dar confiabilidade ao sistema. Não teremos mais esses rompimentos e, além disso, aumentaremos o volume de água bombeado, pois a nova adutora tem um diâmetro maior e o sistema vai funcionar com toda a sua capacidade”, disse Davi.

O bombeamento de água para São Luís será reiniciado por volta de 21h deste domingo. A partir de 7h da manhã, o sistema já estará funcionando com as três bombas, passando a normalizar o volume de água na Câmara de Transição, no Tirirical, para distribuição para os reservatórios que abastecem as mais diversas áreas da cidade. O abastecimento nas áreas atingidas será normalizado em até 72 horas.

Áreas atingidas

ZONA 01 (parcialmente, pois é abastecida pelo Sistema Sacavém/Batatã, que recebe reforço do Italuís)

Centro, São Pantaleão, Madre Deus, Goiabal, Codozinho, Vila Bessa, Belira, Lira, Parte da Areinha, Macaúba, Apicum, Camboa, Vila Bangu, Diamante, Vila Passos, Coréia de Baixo, Coréia de Cima, Sítio do Meio, Alto da Boa Vista, Retiro Natal, Liberdade, Tomé de Sousa, Fé em Deus, Floresta e Monte Castelo (trecho).

ZONA 04

Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, São Bernardo, Vila Brasil, Cohapam, Parque Universitário, João de Deus, Sítio Pirapora, Estação Rodoviária, Vila Itamar I e II, Parque Jaguarema, Conjunto Cial, Alameda dos Sonhos.

ZONA 05

São Francisco, Ilhinha, Morrinho, Jaracati, Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardiere, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, av. Litorânea, Solar dos Lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turu I II e III, Jardim Eldorado, Loteamento Brasil, Divinéia, Olho d’Água, Sol e Mar, Vila Luisão, Santa Rosa, Turu Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turu, Vila São José, Canudos, Terra Livre.

ZONA 06

Vila Bacanga; Ufma, Sá Viana Novo, Sá Viana Velho; Jambeiro, Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Embratel; Vila São Benedito; Vila Resende; Vila Primavera; Anjo da Guarda; Fumacê; Vila Mauro Fecury I e II; Vila São Luís; Vila Nova; Bonfim; Vila Ariri; Vila Sete de Setembro, São Raimundo; Vila Alto da Esperança; Gancharia; Vila Itaqui; Porto do Itaqui.

ZONA 06

Vila Bacanga; Ufma, Sá Viana Novo, Sá Viana Velho; Jambeiro, Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Embratel; Vila São Benedito; Vila Resende; Vila Primavera; Anjo da Guarda; Fumacê; Vila Mauro Fecury I e II; Vila São Luís; Vila Nova; Bonfim; Vila Ariri; Vila Sete de Setembro, São Raimundo; Vila Alto da Esperança; Gancharia; Vila Itaqui; Porto do Itaqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *