Política maranhense em notas

Candidatura de Castelo inconsistente

joaocasteloNinguém acredita na candidatura do ex-prefeito João Castelo. A fragilidade do pré-candidato, que responde a vários processos por conta de sua caótica gestão à frente da prefeitura de São Luís, faz com que outros pré-candidatos invistam pesado pelo apoio do PSDB nas eleições. A pré-candidatura de Castelo parece apenas moeda de troca. Eliziane Gama passou o final de semana flertando com a legenda. A deputada federal quer o vice tucano para chapa perfeita. O nome do vereador Gutemberg Araújo apareceu como opção nos últimos dias. Mas o PMDB também se movimenta.

Fábio tenta by pass

fabiopintoCom o respaldo de João Alberto como pré-candidato do PMDB à prefeitura, o vereador Fábio Câmara também entrou duro no jogo para ter os tucanos em seu palanque. Fábio recebeu na sede do PMDB o presidente municipal do PSDB, Pinto Itamaraty. Desde ano passado, o vereador já vinha flertando com João Castelo e sempre foi defensor da gestão tucano na prefeitura em discursos na Câmara Municipal. Com o desempenho pífio na pesquisa Escutec, a aliança poderia ser a salvação de Fábio. A conjuntura não é fácil, mas ele se movimenta.

E o PT?

ptapoioA situação do PT em São Luís é totalmente diferente de seu maior rival a nível nacional. Enquanto o PSDB é cortejado, o PT, em baixo pela execração a nível nacional, o partido tem sido renegado na disputa. Mesmo com o poderoso tempo de televisão, não são observados movimentos e gestos para ter o PT no palanque. O mais provável é que isso só ocorra após o fim dos movimentos pelo impeachment da presidente Dilma. Até lá, o PT continua recluso na disputa da capital.

Edivaldo aposta em legendas médias

Reuniao_DEM__110416_3Como certamente não terá PSDB, PMDB, PP, PSB e PPS, o prefeito Edivaldo aposta em uma ampla coligação com partidos pequenos e partidos médios para ter o tempo de televisão suficiente. Por isso o prefeito mexeu nas peças do tabuleiro para ter em seu palanque partidos médios como PSD, PR e DEM, já que já conta com seu próprio partido (PDT) e o PCdoB. Junto com vários partidos pequenos, o prefeito já tem sua estratégia montada e a coligação majoritária praticamente pronta.

Aliados destacam ética

edivaldoNos eventos em que o prefeito Edivaldo está homologando seus apoios, os discursos têm sido semelhantes em destacar um aspecto: a imagem proba que o prefeito pré-candidato á reeleição tem. Em tempos de Lava jato e descrédito quase generalizado da classe política, não pesa contra Edivaldo nenhuma mácula do ponto de vista ético. A crise econômica e as excessivas demandas da cidade trazem cobranças por mais resultados administrativos. Porém, a probidade de Edivaldo é ponto fundamental na avaliação dos aliados para a confiança de que mais benefícios serão conquistados em um segundo mandato.

Briga das estradas continua

MinTransportes 1204_2Deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias Federais estiveram com o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) em reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Em pauta a busca da retomada imediata das obras de duplicação da malha viária que liga à capital maranhense, bem como, o aumento das equipes que têm realizado os serviços de recuperação da BR-135. O ministro anunciou que realizará, em breve, uma agenda com o Governo do Estado, para averiguar o andamento das obras na BR-135. “É a principal demanda que temos com o estado do Maranhão, e iremos entregá-la o quanto antes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *